OMS e a importância do fluxo do pedido de venda no e-commerce

O OMS – Order Management System ou, Sistema de Gerenciamento de Pedidos em português, é um software usado para gerenciar o processamento de pedidos de venda presente em boa parte dos sistemas ERP.

Um OMS permite o planejamento, gerenciamento e controle de todo o fluxo do pedido de venda.

No e-commerce, a necessidade de realizar o planejamento e gerenciamento dinâmico do fluxo dos pedidos de venda de forma ágil exigiu a criação de novas ferramentas personalizadas para sistemas ERP.

No caso do OMS, os usuários do sistema ERP podem incrementar o gerenciamento tendo em mente as necessidades e particularidades do negócio, sem ter que recorrer ao fornecedor do sistema ERP para uma customização.

Como cada e-Commerce apresenta regras de negócio bastante distintas, a possibilidade de poder criar fluxos de pedidos de venda que retratam essas particularidades é fundamental para manter a vantagem competitiva.

A ferramenta resulta em economia de tempo e dinheiro porque esses fluxos podem ser alterados sem depender do fornecedor do sistema ERP.

Visão do Fluxo de Venda para o consumidor e o lojista

A despeito dos consumidores não precisarem conhecer todas as etapas do fluxo do pedido de venda, a sua visão é importante para que lojistas possam identificar a experiência do cliente em sua jornada de compra, se a satisfação é afetada positiva ou negativamente pelo fluxo do pedido de venda.

Para o cliente, a sua jornada compreende:

·     Acessar a loja

·     Escolher os produtos

·     Pagar o Pedido

·     Receber o pedido

Para o varejista, o básico de um fluxo de pedido deve considerar as seguintes etapas:

·     Receber o pedido e reservar estoques

·     Confirmar pagamento e separar

·     Conferir e emitir NF-e

·     Despacho e Tracking

·     Entrega

Formas de controle do fluxo de pedidos de venda

Controle Manual

Muitas empresas ainda operam sem sistemas de gestão integrados. O fluxo do pedido de venda é moroso por sua capacidade de gerenciamento do volume de vendas, permitindo o melhor controle quando há poucos pedidos diários.

Operar nesta situação demanda alto grau de comprometimento das pessoas envolvidas, o que aumenta significativamente as chances de erros.

Outra dificuldade bastante crítica da falta de integração é que não é possível mensurar com exatidão as atividades e tempos dedicados a elas, tampouco sua eficiência.

Com isso, os gestores não têm como conhecer e entender gargalos e retrabalhos do processo.

A morosidade e a ineficiência geram estresse contínuo de todos os envolvidos no processo, envolvendo até mesmo o consumidor final.

A acurácia dos estoques pode ser comprometida e os erros gerados pelo sistema podem ser percebidos somente pelo consumidor.

Não é o mais indicado para quem deseja rápida expansão e crescimento em escala.

O modelo dificulta também o acesso rápido às informações do processo, bem como a implantação de modelos de Planejamento e Gestão das atividades de estoques, expedição e despacho de mercadorias.

Controle pelos sistemas de Gestão

Permite controles de muitos pedidos diários, diminui a dependência de pessoas e as chances de erros.

É possível o acompanhamento das atividades e evitar retrabalhos do processo. A agilidade e eficiência evita o estresse dos envolvidos no processo, inclusive do consumidor final.

Os sistemas de gestão aumentam a acurácia dos estoques, evitam erros que só seriam percebidos pelo consumidor final, após a entrega, evitando trocas.

Aumentam as chances de expansão do negócio, e são eficientes para o crescimento em escala.

Permitem acesso às informações do processo e a implantação de modelos de Planejamento e Gestão das atividades de estoques, expedição e despacho de mercadorias.

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