Qual é o impacto do OMS na jornada do cliente?

Entenda as vantagens que um sistema integrado oferece para os seus clientes e o seu negócio

A maneira como fazemos compras mudou completamente, eliminando as barreiras entre varejo digital e físico.

O novo normal é um rápido e conveniente, e esperamos agilidade no contato em todos os canais e plataformas. Varejistas precisam evoluir para garantir que os clientes tenham uma experiência excepcional.

Pense neste exemplo. A cliente Paula está encomendando um produto que ela precisa hoje e quer retirar na loja mais próxima. 

Paula não tem interesse em saber de onde está sendo enviado o produto, ela só quer que ele esteja no lugar certo, na hora certa.

O pedido é recebido pelo sistema de gerenciamento de pedidos (OMS) do IT4 360, que tem um mapeamento completo do estoque e usa um algoritmo otimizado para maximizar a lucratividade na logística do envio do produto para a loja selecionada pela Paula.

O OMS imediatamente solicita a separação do produto na localização ideal e começa a rastrear o pedido da Paula.

Se o produto já estava na loja selecionada pela Paula, o OMS vai instruir um funcionário a fazer a separação e deixar pronto para a retirada. E o sistema também permite que mais pedidos sejam atendidos simultaneamente.

Como a gestão do estoque da loja está na mesma plataforma que o sistema de gerenciamento de pedidos, o status do pedido é atualizado em tempo real e informado para a Paula.

Ao mesmo tempo, os dados sobre esse pedido são armazenados e podem ser utilizados para repor o estoque e facilitar o planejamento de estratégias com base nos padrões de comportamento dos clientes.

O OMS imediatamente aciona o estoque da localização ideal e começa a rastrear o pedido.

Se o produto for enviado por um centro de distribuição, o sistema de gerenciamento de pedidos garante que o pedido chegue no dia e na data certa, priorizando as solicitações corretamente de acordo com a data estimada de entrega.

As etapas de separação, preparação e transporte do pedido são otimizadas pelo OMS, que rastreia os movimentos do produto e a loja onde será feita a retirada sobre o status do pedido.

Quando o pedido chega na loja, a equipe já sabe que deve preparar o produto para a retirada. O OMS também dá acesso à lista de desejos da Paula, permitindo que a equipe da loja aproveite o momento da retirada para realizar mais uma venda.

Paula chega para retirar o pedido, vê um dos itens da sua lista de desejos e decide comprar também aquele produto. Com a integração dos canais de compra, ela pode realizar o pagamento com o seu smartphone.

O pedido da Paula foi entregue como combinado. Ela teve uma ótima experiência e vai voltar a comprar nessa loja no futuro. Ao mesmo tempo, lucros foram maximizados.

O futuro do varejo é Omnichannel e integra todos os canais e as etapas. Fazer isso maximizando o potencial de lucros é a diferença entre sobreviver e prosperar nesta nova realidade.

Agende um atendimento com os nossos especialistas e descubra as soluções que o OMS it4 360 oferece para alavancar os seus negócios. Bem-vindo ao futuro!

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